o Princípios de Economia Política de Menger é o único livro que enfatiza a CAUSA o tempo todo. os cientistas todos parecem não saber, ou se esquecer sempre, que as coisas têm causa, e que o conhecimento verdadeiro é o conhecimento da causa das coisas.
a causa é uma categoria metafísica muito superior a qualquer correlação ou resultado de teste de hipótese, ela não pode ser descoberta por nenhum artifício econométrico ou reduzida à simples antecedência temporal estatística. a causa dos fenômenos não pode ser provada cientificamente, mas pode ser conhecida.
o livro de Menger conta para o leitor as causas de vários fenômenos econômicos e as interliga de forma que o mundo caótico da economia parece adquirir uma ordem no momento em que você lê. é uma sensação mágica e indescritível.
quando eu te o recomendei, queria é te imbuir com o espírito da busca pela causa das coisas. depois de ler aquilo, você está apto a perceber continuidade causal nos fenômenos mais complexos da economia atual, enxergar as causas entre toda a ação governamental e as suas várias consequências na vida humana. eu faço isso todos os dias e é a melhor sensação do mundo quando o caos das notícias do caderno de Economia do jornal -- que para o próprio jornalista que as escreveu não têm nenhum sentido (tanto é que ele escreve tudo errado) -- se incluem num sistema ordenado de causas e consequências.
provavelmente eu sempre erro em alguns ou vários pontos, mas ainda assim é maravilhoso. ou então é mais maravilhoso ainda quando eu descubro o erro e reinsiro o acerto naquela racionalização bela da ordem do mundo econômico que é a ordem de Deus.
em scrap para T.P.